O que é consórcio


Segundo o site da ABAC “Consórcio é a modalidade de compra baseada na união de pessoas – físicas ou jurídicas – em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. A formação desses grupos é feita por uma administradora de consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.”

Nós sugerimos que você dê uma olhada no site da ABAC para um guia bem amplo e de fácil entendimento.

Quais as vantagens em se adquirir um crédito de consórcio?
  • Parcelas com valores acessíveis;
  • Não há cobrança de juros, a taxa de administração e diluída durante o prazo contratado;
  • O valor do bem é pago ao vendedor à vista, o que lhe garante maior poder de negociação;
  • Você pode usar o FGTS para complementar o valor do imóvel, quitar ou amortizar o saldo devedor, desde que consulte antes junto a um agente financeiro as regras para utilização;
  • Você pode quitar ou realizar a antecipação de parcelas a qualquer momento;
  • Após 180 dias da contemplação e quitação do saldo devedor, poderá converter o valor do crédito em dinheiro e utilizar como desejar;
  • Após ser contemplado, pode utilizar até 50% do crédito para pagamento do seu lance;
  • Você pode realizar a troca do crédito, dentro dos valores disponíveis no seu grupo antes da contemplação.
O que é contemplado e não contemplado?

O crédito contemplado é aquele que já está disponível para utilização. A contemplação ocorre por sorteio ou por lance. Como o crédito já está disponível, ele passa a ser atualizado diariamente. Esse tipo de crédito é recomendado para quem tem um capital maior e que usar imediatamente após aprovação da administradora.

O crédito não contemplado é aquele que ainda está disponível para utilização. É uma boa oportunidade de investimento.

Se eu deixar de pagar o consórcio, terei problemas jurídicos?

Se já tiver adquirido o bem, corre o risco do mesmo ser retomado, já que fica alienado a administradora Caixa Consórcios, até a quitação do saldo devedor.

Após a aquisição do crédito de consórcio, em quanto tempo posso realizar ofertas de lance?

Já na primeira assembleia após a aquisição, para isso poderá confirmar junto a Central de Relacionamento da administradora do consórcio, através de nossa Central de Relacionamento ou Serviços ao Cliente, a data e realização da mesma. Nos casos de grupos em formação, a administradora tem até 90 dias para constituir o mesmo, caso não consiga dentro deste prazo, os valores são devolvidos aos consorciados.

Quais são os tipos de lance que posso ofertar?

Existem duas opções de lance: fixo ou livre.

Lance fixo: O consorciado pode oferecer 20% do valor que está faltando para quitar o seu consórcio. Será contemplado aquele que, entre todos, possuir a cota mais próxima da cota sorteada pela Loteria Federal.

Lance Livre: Nesse tipo de lance, o consorciado pode ofertar qualquer valor maior que sua parcela mensal. O lance é convertido em percentual e aquele que representar o maior valor será considerado vencedor. Em caso de empate, a cota contemplada será a mais próxima da sorteada.

Como acontece a atualização do meu crédito de consórcio?

Crédito não contemplado – O saldo devedor e prestações, são atualizados a cada 12 assembleias de aniversário do grupo pelo INPC. Isso acontece para manter o seu poder de compra.

Crédito contemplado – Passa a ser atualizado diariamente por indice definido pela administradora até sua utilização. O saldo devedor e as prestações, continuam a serem atualizados pelo INPC.

O que significa os valores que são mostrados no site?

Valor da primeira parcela: Valor referente a aquisição de uma vaga no grupo de consórcios.

Valor da carta de crédito: Valor do crédito escolhido no momento da adesão.

Quantidade de parcelas: Total de pagamentos que deverá efetuar, até a quitação do saldo devedor referente a aquisição do seu crédito.

Taxa de Administração: É o valor pago pelos consorciados à administradora para que a empresa possa gerenciar todos os trâmites necessários para o consórcio acontecer. Ou seja, ela atua como o pagamento pelo trabalho da administradora em montar o consórcio e cuidar para que tudo saia direitinho.

Seguro Prestamista: É uma segurança para o consorciado e sua família, pois garante a quitação do Saldo Devedor da cota de consórcio em caso de morte ou invalidez permanente do titular.

Atenção: No ato da venda, se a idade do cliente somada ao prazo do consórcio for igual ou maior que 80 anos não haverá cobertura do Seguro Prestamista, logo este não deve ser contratado.

Como desistir do consórcio?

Dentro de sete dias após a compra do consórcio, você pode desistir e receber o valor eventualmente pago. Se você não foi contemplado e desistir depois dos sete dias, basta fazer um pedido formal de cancelamento.

Conforme previsto no Contrato de Adesão, o recebimento do valor pago para o fundo comum durante o período que você participou do grupo será atualizado financeiramente e descontado 10%. Este valor será devolvido por meio de sorteio mensal ou no encerramento do grupo, isto é, no fim do período do consórcio contratado.

Aguarde...